Esta pergunta nos foi colocada em um grupo sobre educação. O que a pessoa queria saber era quais características, o aluno deveria possuir para poder ir bem, em salas de aula com tanta diversidade de níveis e interesses de aprendizado.
A resposta é óbvia: AUTONOMIA
O aluno autônomo consegue pesquisar por si, absorver e aprofundar seus conhecimentos no seu ritmo de aprendizado. Esse processo contribui muito para equilíbrio emocional da pessoa (segundo Maria Montessori). E uma vez satisfeito e equilibrado emocionalmente , ele ainda consegue repartir, passar seus conhecimentos com os que o rodeiam, em um processo de socialização.
Maravilhoso! No entanto, por mais autônomo que a criança, o jovem seja, ele necessita da orientação de um bom professor, que o ajude a selecionar o conteúdo, o ajude a ver onde deve concentrar o seu foco de leitura, de aprendizado, que o oriente com exercícios apropriados. Ou seja, de um professor competente.
Portanto o aluno autônomo é excelente e imprescindível, mas o professor orientador e com olhar para o indivíduo é indispensável. As duas partes convertem em um só elo.
Além de que o professor tem uma função dupla: ele tem de ter um olhar para o aluno com indivíduo independente, para poder assisti-lo adequadamente e deve também ter um olhar sobre o conjunto no seu todo, para todo o grupo!
Professor: um trabalho de alto nível intelectual e socioemocional.
Em países nórdicos europeus, somente alunos com os melhores resultados escolares podem tornarem-se professor.
Em uma instituição educacional como a escola, o apoio ao trabalho do professor e o trabalho conjunto com a família também torna-se complementar e substancial!
Concluimos então que aprender é um processo que se passa em conjunto: “É necessário um povoado inteiro para educar uma criança” expressão popular africana –
Assim como segundo os pesquisadores, psicólogos e psiquiatras alemães Heller & Heller concluem em um marco importante para a pesquisa do desenvolvimento da inteligência e talentos do ser humano: todos em uma sociedade são responsáveis pelo desenvolvimento de um talento
Simone Clemens – Ped. montessoriana, Especialista em Superdotação – Fundadora da EducarSi – Alemanha e Países de Língua portuguesa.